SEJAM BEM VINDOS!!! ULTRAPASSAMOS A MARCA DOS 7.000 ACESSOS, OBRIGADO!

MENU ACIMA - INSCRIÇÕES

Não existe um sujeito só a ensinar e outro só a aprender.

Ambos fazem parte do mesmo processo igualmente.”
(PAULO FREIRE)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Abertura do III Simpósio de Ensino e Aprendizagem em Geografia

 Emoção na abertura de Simpósio de Geografia da UESB
por Patrício Ribeiro


A professora que se emociona e vai às lágrimas, sentada em sua cadeira na primeira fila do auditório do Teatro Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista, é Gaetana de Brito Palladino Pereira (foto 1), do Departamento de Geografia (DG) da Uesb. Ela foi homenageada pela professora Nerêida Maria Santos Mafra, do mesmo Departamento, e demais integrantes da comissão organizadora do III Simpósio de Ensino e Aprendizagem de Geografia, cuja programação, iniciada na noite desta segunda-feira, 12, vai até a próxima quinta-feira, 15. “Foi realmente uma surpresa, eu não esperava, muito obrigada a todos”, disse Palladino, antes de apresentar a palestrante da noite, a professora Lana de Souza Cavalcanti, da Universidade Federal de Goiás (UFG), uma das principais referências da área em todo o Brasil.
Emoções à parte, o III Simpósio de Ensino e Aprendizagem de Geografia “é mais uma contribuição não só para a formação acadêmica, mas também uma troca de conhecimento e de saberes com professores, convidados e a comunidade”, destacou o professor Paulo Roberto Pinto Santos (foto 2), reitor da Uesb, presente à cerimônia de abertura do evento. Uma contribuição que tem se concretizado ao longo dos 26 anos de existência do curso de Geografia da Universidade. “Quando, em 1985, o curso iniciou suas atividades, praticamente não existiam profissionais de Geografia aqui na região. De lá para cá, o curso se consolidou e nós alcançamos a marca de 12 doutores e 13 mestres, e estamos perto de atingir o quadro de 18 professores doutores”, lembra o professor Jânio Roberto Diniz, diretor do DG.
E foi fundamentalmente sobre o papel do professor que Lana Cavalcanti (foto 3) abordou o tema “A Geografia e a construção de leitores e escritores do espaço e da vida”, dando início oficial às atividades do Simpósio. “A Geografia constrói conhecimentos a respeito de uma dimensão da realidade que é espacial. Ela pode fazer isso, principalmente, na área do ensino, na área da formação dos cidadãos, contribuindo para que eles formem conceitos para conseguirem por si mesmos compreender o espaço em que vivem”, afirma. Nesse sentido, o professor tem uma dupla função, na medida em que precisa permanecer em constante estado de qualificação para exercer suas atribuições. “Ele é o dirigente da atividade. E como tal se coloca como escritor da realidade, como está sugerindo o tema do Simpósio. Mas quem faz isso realmente é o aluno. É ele quem constrói o conhecimento”.
Além de uma oportunidade de aprofundar o conhecimento acerca do ensino e aprendizagem de Geografia, o Simpósio serve para que profissionais que já estão em sala de aula reflitam e incorporem novos elementos teóricos e práticos a sua prática docente. “De acordo as discussões, as palestras, os painéis, os professores que aqui participam vão aprendendo e reciclando ainda mais os conhecimentos adquiridos, conhecimentos que, posteriormente, servirão para a sua didática, o seu dia a dia em sala de aula”, enfatiza o professor Rômulo Lima Meira, ex-estudante do curso de Gegrafia da Uesb. O incentivo a novas práticas didático-pedagógicas, acrescenta a professora Adriana David Ferreira Gusmão, coordenadora da área de ensino de Geografia da Universidade, é uma preocupação cotidiana do corpo docente. “Temos buscado a cada semestre, nos cursos de Geografia, Pedagogia e também no curso de Formação de Professores, sempre aprimorar a nossa prática docente. Essa tem sido uma missão premente da área de ensino de Geografia da Uesb”.    
 
Para conferir a programação completa do Simpósio, que inclui painéis, palestras, mesas redondas e oficinas, clique aqui.


Assessoria de Comunicação

FONTE:  http://www.uesb.br/ascom/ver_noticia_.asp?id=7697

0 comentários:

Postar um comentário